terça-feira, janeiro 17, 2012

Convite: Defesa de Mestrado

Amig@s e colegas:
 Segue o convite para a defesa de minha dissertação. Segue também meu obrigada pelo convívio e pelos diversos aprendizados conjuntos!
 Abraços
Josielma

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem a satisfação de convidá-los para assistir a Defesa Pública da Dissertação de Mestrado intitulada:
 

Onde há fumaça, há fogo: conhecimento local e uso do fogo por pecuaristas em um mosaico campo-floresta no sul do Brasil.

De autoria de Josielma Hofman de Macedo

Orientada pelo Prof. Dr. Renato Silvano
Comissão Examinadora: Prof. Dr. Andreas Kindel - PPGECOL; Prof. Dr. Paulo Brack - PPGBOT; Profa. Dra. Gabriela P Coelho de Souza - PPG Desenv.Rural
Data: 20 de janeiro de 2011.
Hora: 14 hs 
Local: Anfiteatro do Centro de Ecologia/UFRGS.
Att.
Silvana Barzotto. Secretaria - Programa de Pós-Graduação em Ecologia. Fone: (51) 3308.7623; Fax: (51) 3308.7626

Um comentário:

  1. A transdisciplinaridade leva o indivíduo a tomar consciência da essencialidade do outro e da sua inserção na realidade social, natural, planetária e cósmica. Uma conseqüência imediata da essencialidade é que a inserção só pode se dar através de um relacionamento de respeito, solidariedade e cooperação com o outro, consequentemente com a sociedade, com a natureza e com o planeta, todos e tudo integrados na realidade cósmica. Esse é o despertar da consciência na aquisição do conhecimento. A grande transformação pela qual passa a humanidade é o encontro do conhecimento e da consciência.

    (...)

    A essência da proposta transdisciplinar parte de um reconhecimento que a atual proliferação das disciplinas e especialidades acadêmicas e não-acadêmicas conduz a um crescimento incontestável do poder associado a detentores desses conhecimentos fragmentados, podendo assim agravar a crescente iniqüidade entre indivíduos, comunidades, nações e países. Além disso, o conhecimento fragmentado dificilmente poderá dar a seus detentores a capacidade de reconhecer e enfrentar os problemas e situações novas que emergem de um mundo a cuja complexidade natural acrescenta-se a complexidade resultante desse próprio conhecimento transformado em ação que incorpora novos fatos à realidade, através da tecnologia.

    Fonte: http://professorubiratandambrosio.blogspot.com/

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